A cirurgia endoscópica da coluna é um procedimento minimamente invasivo, realizado no tratamento de diversas doenças da coluna. Esse tipo de cirurgia é considerado o mais moderno disponível atualmente, sendo uma evolução da cirurgia de coluna tradicional. Inicialmente, era utilizada para tratar casos de hérnia de disco; mas, com o avanço da tecnologia, hoje já é possível utilizar a mesma técnica para tratar outras doenças da coluna, como a espondilolistese, a artrose da coluna, artrose facetaria, entre outras.
Feito através de cortes de aproximadamente 7 milimetros, o cirurgião utiliza um endoscópio com câmera e a “navegação” é auxiliada por um monitor, por onde consegue-se visualizar o campo cirúrgico e acessar o local da hérnia de disco, por exemplo. Em alguns casos, pode-se até usar anestesia local em vez de anestesia geral, o que diminui os riscos médicos para pacientes de mais idade e/ou com comorbidades clínicas.
Opção de tratamento para muitas pessoas com doenças de coluna, a chamada endoscopia de coluna foi projetada não somente para facilitar o procedimento cirúrgico, mas também para proporcionar menor dor pós-operatória, menor risco de infecção, tornando-se uma opção cirúrgica muito benéfica para o paciente. Além dos benefícios aqui citados, a recuperação do paciente é muito mais rápida, ou seja, ele pode retornar ao trabalho e/ou suas atividades diárias de forma mais breve!
Converse com o seu médico e veja se a cirurgia endoscópica de coluna é uma possibilidade para o seu caso!
_______
Dr. Gabriel Bessa Gomes, ortopedista, é especialista em cirurgia da coluna vertebral pela USP/RP, com ênfase em técnicas minimamente invasivas e correção de deformidades.
Facebook: Dr Gabriel Bessa Gomes
Instagram: @dr.gabrielbessa