Logotipo Dr Gabriel Bessa

Escoliose Idiopática do Adolescente

Recente Post

Biópsia

Categoria dos Post

A escoliose idiopática do adolescente é uma curvatura anormal da coluna que pode ser vista no plano coronal (de frente), sendo mais comum em meninas adolescentes, entre 10 a 18 anos.

O principal sintoma é a deformidade que tem uma grande influência no aspecto psicológico desses pacientes. A dor é referida apenas por um terço dos pacientes.

Diagnosticando e tratando a doença


O diagnóstico é feito através de radiografias AP e lateral da coluna vertebral. Na maioria das vezes, quando diagnosticada precocemente, possibilita o tratamento não cirúrgico. O tratamento pode ser de observação, com uso de órtese (colete) ou cirúrgico, dependendo da idade do paciente, grau de curvatura e progressão da mesma. O procedimento cirúrgico visa impedir a progressão da deformidade e, algumas vezes, corrigi-la totalmente.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Gabriel Bessa

Ortopedista | Cirurgião de Coluna

Cirurgião de coluna

Formação médica pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas da USP/RP e especialização em cirurgia da coluna vertebral pela USP/RP com ênfase em técnicas minimamente invasivas e correção de deformidades (escoliose e hipercifose).

Possui curso de extensão universitária e atua como professor convidado de cirurgia endoscópica na cidade de São Paulo/SP.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).