Como todos sabemos, os carros possuem os amortecedores, que ajudam a distribuir de forma adequada o peso do carro e, principalmente, absorver os impactos. Com o tempo, ocorre o desgaste natural dos amortecedores por tempo de uso, ou seja, quanto mais eles são exigidos, maior e mais rápido o desgaste. Já o peso do carro acelera ainda mais esse processo.
Os discos intervertebrais são os amortecedores da nossa coluna, tendo a mesma função que os amortecedores dos veículos. E quanto mais são exigidos, mais rápido o processo degenerativo (desgaste).
Da mesma forma que o peso do carro acelera o processo de desgaste dos amortecedores, o peso do nosso corpo também acelera o processo de desgaste dos discos intervertebrais, o que os deixa mais propensos ao surgimento de dores nas costas e problemas de coluna (como a hérnia de disco, por exemplo).
A alimentação saudável, alinhada à prática regular de exercícios físicos, é recomendada exatamente para que você possa controlar melhor o peso do seu corpo: com o peso ideal para a sua altura, o desgaste dos discos intervertebrais será menor e, consequentemente, as chances das dores ou problemas de coluna aparecerem, também.
Mudar os seus hábitos alimentares e de vida podem te garantir uma coluna muito mais saudável no futuro; portanto, comece agora mesmo!
_______
Dr. Gabriel Bessa Gomes, ortopedista, é especialista em cirurgia da coluna vertebral pela USP/RP, com ênfase em técnicas minimamente invasivas e correção de deformidades.
Facebook: Dr Gabriel Bessa Gomes
Instagram: @dr.gabrielbessa